PARA QUE SERVEM OS SONHOS

Os sonhos simbolicamente apresentam metas para a vida, saídas para problemas, compreensão de dificuldades, alertas de ciladas, muito mais do que simplesmente reprisar eventos do passado, exceto quando algo ainda precisa ser aprendido. No entanto, tais, mensagens, por serem simbólicas, raramente são compreendidas sem ajuda. Tal como afirmou Marie L. Von Franz, que diz serem mensagens pregadas nas costas do sonhador e só ele não consegue ler.

A razão da dificuldade de interpretar um sonho é por apresentar algo não percebido ou conhecido. Os sonhos utilizam se de memórias e experiências do sonhador o que possibilitando a rápida conclusão de ser algo já vivido. Raramente imagina-se poder ser uma nova mensagem, aviso e ou orientação.

A interpretação de um sonho requer estudo e cuidado com os detalhes. O sentido só é desvelado ao sonhador e o analista atuará apenas como ajudante, apesar de expert. Se o sonho não promover mudança, possivelmente também não terá sido totalmente compreendido.

Normalmente os sonhos são ajustados ao momento de vida e à capacidade de compreensão do sonhador. Então os pesadelos vem como telegramas urgentes, sonhos recorrentes como lições a serem aprendidas ou orientar as ações necessárias. Mas o que fazer se o aviso for perdido? Se não for compreendido? Nestes casos, o inconsciente automaticamente ajusta a mensagem, quer seja repetindo-a, substituindo as imagens e dizendo de outra forma aquilo a ser entendido, pois o inconsciente nunca desiste. Ele antecipadamente sabe necessitar de ações externas para realizar os propósitos do indivíduo mesmo que desprezados pela razão.

Sonho é a comunicação do sujeito para consigo mesmo. São mensagens do mundo espiritual interior para o mundo físico exterior. São caminhos da espiritualidade, mas assunto totalmente fora de moda nos dias atuais. Rejeitá-las significa adiar a realização individual e atalhos fáceis para longe de si mesmo.

5 comentários em “PARA QUE SERVEM OS SONHOS
  1. Erika neves quintian diz:

    Maravilhoso artigo, parece que ouço vc dizendo isso. Saudades meu eterno melhor amigo

  2. Escreveu para mim este em José?

  3. “Sonho é a comunicação do sujeito para consigo mesmo”.

  4. Oi José, muito bom o post! Parabéns!

    1. Obrigado Ellen! Fico grato em contribuir.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat