PARABÉNS PELO NASCIMENTO DO SEU FILHO!

O nascimento de um filho é um momento de muita tensão e emoção para os pais. Hormônios, sentimentos contraditórios, depressão pós-parto… Imagine tudo isso junto com a notícia de que seu filho(a) tem Síndrome de Down.

Pais, não tenham medo de expressar seus sentimentos. Uns podem sentir uma grande tristeza, ficar anestesiados ou expressar uma super proteção com relação ao bebê. E há quem rejeite, não o bebê, mas a Síndrome.

Existem várias fases pelas quais os pais certamente irão passar: a negação, a raiva, depressão, aceitação e o entendimento. Pode não ser nessa ordem, pode ser tudo de uma só vez, mas com certeza, o amor que sentem por essa criança, vai superar tudo isso.

Não esqueçam de vocês! Os pais devem estar bem, física e psicologicamente, para poder passar coisas boas ao bebê.

Mas afinal, o que é Síndrome de Down?

A síndrome de Down é uma ocorrência genética natural e universal, que sempre existiu na humanidade. Na divisão celular durante a gestação, surgem 3 cromossomos número 21, um a mais do que os 2 que são formados normalmente. Por essa razão a síndrome de Down também é conhecida como Trissomia do cromossomo 21. Síndrome quer dizer conjunto de sintomas, ou características. Down é o sobrenome do médico britânico, John Langdon Down, que identificou a síndrome em 1866.

A Síndrome de Down não é uma doença, portanto as pessoas com síndrome não são e nem estão doentes. E ela acontece naturalmente, ninguém é culpado. Nem o pai, nem a mãe, nem o lugar onde moram ou suas crenças e classes sociais.

Como para todos os bebês, a amamentação é muito importante. Amamente! Seu bebê vai comer, dormir, chorar e vai se desenvolver, um pouco mais devagar do que as outras crianças, mas com o apoio da família, vai estudar, trabalhar, namorar e por que não, casar!

Texto baseado na cartilha TRÊS-VIVAS-PARA-O-BEBÊ da organização Movimento Down

Imagem: parenting.com

Deixe uma resposta

WhatsApp chat