6 CHAVES PARA SER FELIZ, SEGUNDO A UNIVERSIDADE DE HARVARD

Está cada vez mais claro que a nova febre do ouro não está ligada a ficar milionário ou encontrar a fonte da juventude eterna. O maior tesouro dos nossos tempos é a felicidade, um conceito abstrato, subjetivo e difícil de definir, mas que está na boca de todos.

Tanto que virou objeto de estudo da prestigiosa Universidade Harvard.
Alguns estudantes de psicologia dessa universidade americana têm sido mais felizes há vários anos, não apenas por estudar numa das melhores faculdades do mundo, mas também porque de fato aprenderam com um curso. Seu professor, o doutor israelense Tal Ben-Shahar, é especialista em psicologia positiva. Ben-Shahar diz que a alegria pode ser aprendida, do mesmo modo como uma pessoa aprende a esquiar ou a jogar golfe: com técnica e prática.

Seguem aqui, os seis conselhos principais do professor Ben-Shahar, para ajudar as pessoas a se sentirem afortunadas e contentes:

1.Perdoe seus fracassos. E mais: festeje-os!
“Assim como é inútil se queixar do efeito da gravidade sobre a Terra, é impossível tentar viver sem emoções negativas, já que fazem parte da vida e são tão naturais quanto a alegria, a felicidade e o bem-estar. Aceitando as emoções negativas, conseguiremos nos abrir para desfrutar a positividade e a alegria”, diz o especialista. Temos que nos dar o direito de ser humanos e perdoar nossas fraquezas. Aceitar a vida como ela é nos liberta do medo do fracasso e das expectativas perfeccionistas.

2.Não veja as coisas boas como garantidas, mas seja grato por elas.
Coisas grandes ou pequenas. “Essa mania que temos de achar que as coisas são garantidas e sempre estarão aqui têm pouco de realista.”

3.Pratique esporte.
Para que isso funcione, não é preciso malhar numa academia até se cansar ou correr 10 Km por dia. Basta praticar um exercício suave, como caminhar em passo rápido por 30 minutos diários, para que o cérebro secrete endorfinas, essas substâncias que nos fazem sentir-nos “drogados” de felicidade.

4. Simplifique, no lazer e no trabalho.
“Precisamos identificar o que é verdadeiramente importante e nos concentrar sobre isso”, propõe Tal Ben-Shahar. Já é sabido que quem tenta fazer demais acaba realizando pouco, e por isso o melhor é se concentrar em algo e não tentar fazer tudo ao mesmo tempo. O mesmo se aplica a área pessoal e ao tempo de lazer:

5. Aprenda a meditar.
Esse simples hábito combate ao estresse. Ben-Shahar diz que a meditação também é um momento conveniente para orientar nossos pensamentos para o lado positivo; embora não haja consenso de que o otimismo chegue a garantir o êxito, ele lhe trará um grato momento de paz.

6. Treine uma nova habilidade: a resiliência.
A felicidade depende de nosso estado mental, não de nossa conta corrente. Concretamente, nosso nível de felicidade vai determinar aquilo a que nos apegamos e a força do sucesso ou do fracasso. Resiliência, conceito que se popularizou muito com a crise e que foi emprestado originalmente da física e engenharia, áreas nas quais descreve a capacidade de um material de recuperar sua forma original depois de submetido a uma pressão deformadora. Nas pessoas, a resiliência expressa a capacidade que um indivíduo tem de enfrentar circunstâncias adversas, condições de vida difíceis e situações potencialmente traumáticas, e recuperar-se, saindo delas fortalecido e com mais recursos.

Que tal treinar para ser feliz?

Baseado no texto de Patrícia Peyró Jiménez para El País
Imagem: freepik.com (man-marking-his-smile-with-two-fingers)

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