CRIANÇAS TEIMOSAS SÃO MAIS PROPENSAS A TER SUCESSO

A teimosia de nossos filhos podem, muitas vezes nos deixar loucos, mas uma pesquisa mostra que isso, provavelmente, vai ajudá-los a ter sucesso na vida. Isso porque as crianças que desobedecem, quebram as regras ou que desafiam seus pais de outras formas, costumam obter melhores resultados nos estudos e tornam-se adultos bem-sucedidos, de acordo com uma recente pesquisa da American Psychological Association. Isto levou os pesquisadores a considerar a grande persistência como um bom preditor de sucesso na vida futura dos filhos.

Um filho teimoso pode se tornar um adulto bem-sucedido financeiramente, essa é a conclusão de um novo estudo que acompanhou 700 crianças entre 8 e 12 anos por décadas, até tornarem-se adultas com mais de 50 anos.
A personalidade de cada criança participante foi estudada; os pesquisadores procuraram traços como: estudiosidade, consciência, responsabilidade, impaciência, tendência a ser teimosa ou desafiante, entre outros. Em seguida, eles buscaram descobrir quais eram os traços que apresentavam maior correlação com o sucesso profissional do futuro delas.

O estudo não explica por que existe uma correlação tão forte entre os jovens rompedores de regras e a alta renda na meia-idade. Os autores mostram que tais crianças podem ser mais competitivas em sala de aula, levando a melhores notas. Eles podem ser mais exigentes quando adultos; Quando colocados em negociações salariais, podem ser os que exigem mais. Eles podem estar mais dispostos a lutar por seus próprios interesses financeiros, mesmo com o risco de irritar amigos e colegas. Os autores não podem descartar uma razão mais negativa – esses jovens quebradores de regras podem fazer algo antiético quando adultos para terem seus salários aumentados.

Os terapeutas dizem que é verdade que as crianças de vontade forte estão mais dispostas a fazer o que é certo, ao invés daquilo que seus amigos estão fazendo. Se nós, pais pudermos motivá-los para fazer bem feito na escola, essas crianças poderão se tornar líderes motivados que vão fazer a coisa certa.

Claro que uma simples teimosia não é motivo suficiente para garantir que uma criança realmente tenha uma vida profissional bem sucedida, mas, o resultado desta pesquisa serve, pelo menos, como um incentivo para todos aqueles pais que travam batalhas diárias com crianças teimosas que são especialistas em converter qualquer orientação dos seus pais em uma árdua negociação difícil, antes mesmo de sequer pensar em lhes obedecer.

Fonte: Estudo http://psycnet.apa.org
Donna Gorman para time.com/
Jessica Stillman para inc.com
Taiz de Souza para psiconlinenews.com
Imagem: pixabay.com para Pexels

Deixe uma resposta

WhatsApp chat