MATURIDADE EMOCIONAL

Você descobre que está mais maduro emocionalmente quando as situações caóticas, estranhas, dramáticas e por que não, bizarras acontecem ao seu redor, mas elas não te afetam mais tanto como no passado. Você sente tudo isso, sim. Angústia, ansiedade, medo, raiva, mas isso já não dura por tanto tempo como antes. Você já não faz mais tanto drama.
Você sente, sim. Você sofre, sim. Até chora e se descabela as vezes. Mas o sofrimento já tem prazo, e este é cada vez mais curto.

Às vezes a gente nem se dá conta de quão rápido foi se recuperar daquele tombo dessa vez. Mas é só vasculhar no passado e ver que, provavelmente, você vai encontrar alguma situação semelhante onde antes você demorou meses, ou até anos pra sair daquele enrosco e que dessa vez não se passaram mais que alguns dias ou semanas.

Talvez a palavra seja DESAPEGO. A gente passa a não mais querer reter aquela confusão toda. Passa a ser cansativo e chato demais e a gente simplesmente deixa ir. A gente sente os ombros mais leves e a vida parece que flui. A gente não se culpa mais tanto e não se cobra tanto também. A gente já sabe se perdoar e perdoar o outro mais facilmente, porque a gente já dá mais valor ao tempo, reconhece como é precioso, então já não fica mais chorando rios por coisas tão fúteis. A gente se descobre como um ser incrível, cheio de potenciais e por isso já não aceita mais qualquer coisa.

A gente passa a reconhecer o outro como um instrumento para a nossa própria evolução. Já que não podemos nos ver com nossos próprios olhos, o mundo nos dá o outro, como espelhos, como exemplos, pra gente avaliar o que nos agrada ou não.

Se você se reconhece agora como alguém que vive com muito menos “dramas”, parabéns, você está mais maduro emocionalmente.

Os perrengues da vida vão continuar acontecendo sim, mas eles já não mais te definem, você é o líder agora! Você é quem manda, você é quem estabelece regras e prazos. Você decide, porque já sabe muito bem o que cabe e o que não cabe mais na sua vida.

Baseado no texto de Estela Meyer para o site: asomadetodosafetos.com
Imagem: FreePik - long-haired-woman-giving-an-air-kiss_1026531

Deixe uma resposta

WhatsApp chat