O que impede você de realizar um sonho e mudar de vida

Você acredita que não ter tempo, formação, dinheiro ou ser velho demais são justificativas pertinentes para te impedir de realizar um sonho? Desculpe, mas não são. Embora sejam os fatos mais citados para fundamentar a inércia da maioria das pessoas, elas não passam de pretextos. São as famosas desculpas que você inventa para boicotar a si mesmo.

Recebo frequentemente relatos e perguntas que refletem a mentalidade disseminada entre a maior parte da população. Costumo ler frases como “não tenho qualificação, por isso não posso fazer tal coisa”; ou então “gostaria de estudar, mas não tenho tempo”; “queria realizar um sonho na minha vida, mas agora estou velho demais”; “não consigo abrir meu próprio negócio porque não posso deixar meu atual emprego”.

Sinceramente, são discursos que me deixam um pouco irritado. Contudo, eles me fazem reconhecer o importante papel do meu trabalho como coach comportamental. Aposto que você se identificou pelo menos em parte com algumas dessas frases, não é mesmo? É preciso entender que elas não são verdadesque te impossibilitam de fato, mas simples desculpas que podem, de qualquer forma, te impedir de alcançar objetivos.

Desconstrua suas convicções e mude seu jeito de pensar

Onde está escrito que é estritamente necessário possuir educação formal e ir para faculdade para conseguir sucesso profissional? Crenças como essa são mitos que colocaram na sua cabeça por uma série de razões. Mas elas não são reais, e, por isso, você deve desconstruí-las para seguir o seu caminho.

Basta analisar, por exemplo, a biografia de pessoas que venceram na vida, prosperaram e têm um dia a dia incrível. Muitas delas não tiveram ensino formal. Outras não começaram suas carreiras ainda jovens. Há quem veio de contextos muito complicados, ou teve que manter duas ou três atividades até ter condições de ficar somente com aquela da qual realmente gostava.

O que essas pessoas possuem de tão diferente em relação a você ou àquelas que me escrevem? A resposta é uma das chaves para ser bem-sucedido: elas assumem um papel de protagonismo diante da vida. E, ao contrário da maioria das pessoas, elas não se deixam paralisar pelo vitimismo.

A boa notícia é que você, assim como todos os seres humanos, também possui um protagonista dentro de si. Ele só está adormecido porque a sua mentalidade está presa ao pensamento comum e precisa se expandir para lhe dar espaço.

Sempre existe possibilidade de realizar um sonho

O que eu quero dizer é que a possibilidade de vencer na vida existe sempre. Independentemente da sua escolaridade, condições financeiras, idade e do tempo disponível.

É necessário apenas abrir a mente e encontrar caminhos alternativos a seguir. Você não precisa, por exemplo, gastar mil reais por mês para estudar e pagar uma faculdade. A Internet é hoje uma grande fonte de informações e uma ferramenta poderosa para aprender sobre muitas coisas importantes.

Entenda que não será uma faculdade que irá mudar a sua vida, mas, sim, a atitude de protagonista da sua vida. Da mesma forma, o recado também vale para quem diz que não tem tempo. Será que isso é verdade? Quantas horas por dia você perde nas redes sociais? Que tal usar esse tempo para fazer um curso online?

Há sempre um modo de realizar um sonho. Posso garantir que não são necessários todos esses recursos que você acredita precisar para conquistar o que deseja. A vida está tentando te mostrar isso. Aproveite a oportunidade!

Wendell Carvalho para wendellcarvalho.com.br 
Em 21 de setembro de 2017

Deixe uma resposta

WhatsApp chat