Crie um ritual – Sorria para si

A felicidade começa no corpo. Os sentimentos positivos estão associados ao corpo. Uma emoção é uma resposta automática do corpo a uma determinada situação, o brilho de prazer nos olhos, o enrubescer da pele do rosto quando somos apanhados a dar uma desculpa. Apercebemos-nos de um sentimento quando essa emoção se torna consciente sob a forma de alegria ou vergonha. Muitas das emoções são percepcionadas como sentimentos e por isso muitas vezes não chegamos a fazer distinção entre elas. Uma emoção só se torna consciente quando é trabalhada  pelos hemisférios cerebrais. Os sentimentos como a alegria e a felicidade baseiam-se no facto de o cérebro receber e processar sinais do corpo. Sabia? O cientista português Antônio Damásio afirmava que a nossa mente é na verdade corporizada e não “cerebrizada”. Sem corpo não há alegria ou tristeza.

Com o corpo comunicamos com os outros, a nossa linguagem corporal ou não verbal, comunica com os outros, e como comunica conosco?

O povo na sua sabedoria costuma dizer que basta um sorriso para por um resmungão bem-disposto. Se os sentimentos se baseiam em certos estados do corpo, será que conseguiremos influenciar o nosso estado se influenciarmos o nosso corpo? Sim isso é possível . O sorriso torna as pessoas mais felizes mas apenas e só se o sorriso é verdadeiro. O cérebro não se deixa enganar assim tão facilmente.

Tem o hábito de escovar os dentes não tem?  Crie agora o hábito de sorrir para si próprio. Como? Com um sorriso verdadeiro. Veja  como é simples. No final de cada dia faça uma lista das coisas que conseguiu fazer. Mesmo que o seu dia tenha sido um desastre descubra pelo menos UMA coisa que correu bem. Até pode ser porque conseguiu chegar a horas a qualquer sítio ou porque simplesmente aproveitou o sol. Quando escreve uma destas coisas vai-se lembrar de outra, acredite em mim. Depois de ter concluído a lista, a memória de coisas boas vai fazê-lo sorrir. Vai sorrir e este será um sorriso para si próprio, conseguiu fazer qualquer coisa de bom na sua vida.

Tenha um caderno separado para isto. Em dias mais cinzentos ler listas anteriores vai alegrar-lhe o seu dia.  Sorria para si!

Baseado no texto de Cristina Sousa Ferreira
para oficinadepsicologia.com
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