REALIZAR SONHOS

REALIZAR SONHOS – Você pode!  Você deve!
Parte do capítulo – O REALIZADOR DE SONHOS

Nos dias atuais, manter o foco e colocar em prática sonhos e motivações pessoais parece ser tarefa difícil. Hoje, parece que estamos sendo abduzidos pelas circunstâncias externas que tanto nos roubam tempo, energia e produtividade. A realidade é que, com todo o bombardeio de informações vindas dos meios de comunicação, estamos muito mais acessíveis para tudo e todos. Por isso, nossa atenção pode facilmente ser desviada, ou melhor, desfocada.  É, realmente está difícil manter o foco, e é por isso que eu digo que é preciso decidir pela disciplina. Será ela que te ajudará a manter o foco e também a organizar e gerenciar seu tempo.

Ninguém precisa se ausentar das redes sociais, se isolar em um escritório fechado, doar os televisores e desligar os celulares para conseguir manter o foco. Mas organizar o tempo e criar horários para cada uma das atividades é mesmo essencial. O mundo mudou. Temos que fazer algumas adaptações para viver bem e poder realizar projetos pessoais, mesmo com tantas interferências mundanas.

Eu sou a favor do caminho do meio. Este que permite vivenciar tudo o que está sendo oferecido nos dias atuais, porém somado ao alcance de objetivos pessoais e do trabalho. Para pensarmos mais profundamente sobre isso, quero dividir com você um exercício que pode ajudar a incorporar mais foco em sua vida para que você conquiste seus sonhos, vamos lá!

  1. Traga para sua memória algum sonho que você tenha há alguns anos e que ainda não realizou. De preferência algo que você diga para si mesmo: “Um dia irei realizar!”. Qualquer um. Pequeno ou grande, não importa. Mas que ele seja seu e não de outra pessoa. Tem que ter nascido de sua vontade própria.
  2. Identifique quais são as suas motivações para desejar a realização deste sonho. Essa fase é muito importante, talvez a mais importante, pois lhe dará autoconhecimento e você verá se o sonho realmente faz sentido para você. Se você tiver uma grande motivação pessoal para realizá-lo, encontrará com mais facilidade o foco e a disciplina. Se sua motivação for pouca, você deve avaliar se é realmente importante realizar o sonho.
  3. Deixe o desejo aumentar dentro de você. Permita-se! Faça um exercício de visualização de como será a sua vida quando você conquistar ou realizar seu sonho. Imagine como se fosse um filme. Com riqueza de detalhes, cores, sons, aromas, sinta o contentamento que vai estar dentro de você, por ter a certeza de ter realizado seu sonho. Pegue as sensações e guarde-as consigo. Você vai precisar buscá-las em algum lugar dentro de você quando o foco e a disciplina estiverem afetados. Relembrar as sensações lhe dará energia para continuar o processo.
  4. Crie um plano de ação com metas de curto, médio e longo prazo. Não se esqueça de incluir as metas que você deverá cumprir diariamente.
  5. Defina um prazo final para cumprimento do plano de ação. A implementação completa do sonho pode durar um ano ou trinta. Vai depender do tamanho do seu sonho.
  6. Organize e crie o tempo necessário para que você possa realizar as metas diárias.
  7. Seja disciplinado. Não permita interrupções nos momentos que lhe exigirão foco nas metas. Se isto acontecer, seja flexível e movimente sua agenda para que consiga chegar ao final do dia com a(s) meta(s) realizada(s).
  8. Use o foco. Visualize você conseguindo o resultado desejado. Faça projeções visuais do futuro. Use cores, aromas e sabores em suas visualizações. Viva como se você já estivesse usufruindo do resultado. Incorpore as sensações. Sinta-se merecedor de conseguir e receber a vivência real de seu sonho.
  9. Trabalhe, estude, melhore seus métodos, treine. Trabalhe, estude, melhore seus métodos, treine mais ainda. Faça isso muitas vezes.
  10. Aproveite o sucesso obtido por meio do seu esforço para fortalecer sua autoconfiança e definir novas e crescentes metas.
  11. Descubra novos sonhos. A vida é um fluxo constante de aprendizado e de realizações. Faça, não desista. Vá em frente.

Dentro de você estão todas as respostas. Pare, olhe para si mesmo, visite seus anseios mais íntimos e faça o que for necessário. Disciplina e foco são apenas ferramentas muito importantes para conseguir os resultados que você tanto deseja, seja no âmbito pessoal, profissional, social ou humanitário. Juntos com a motivação interna isso tudo o transformará em um grande realizador de sonhos pessoais.

Não deixe nunca sua motivação interna murchar dentro de você. Conecte-se com ela e crie uma vida repleta de realizações imensuráveis. Você merece receber os frutos vindos da sua alma.

Sonhos verdadeiros nascem na alma. E essa é a fonte para realizar mesmo o que parece ser impossível.

 

Vania G. de Faria  – autora do livro "Lentes Coloridas
– uma nova visão sobre destino e missão"
publicado em junho 2017 pela Mill Dreams Books.
WhatsApp chat