Enfim… é Natal

O Natal é uma época maravilhosa não só por ser a mais festiva em todo o mundo, independentemente da fé de cada um, mas também por ser uma época de união e partilha. É muito mais do que um evento religioso. Tornou-se numa ocasião especial onde se reúne toda a família (ou pelo menos parte dela). E apesar da azáfama do nosso dia-a-dia, é uma época em que se procuram reforçar os laços afetivos com quem se ama. É uma época em que se acredita conseguir manter vivo o verdadeiro espírito do Natal: partilha, compaixão, generosidade e respeito.

Pense no que pretende para este Natal. Com quem quer passá-lo e de que forma. Defina o que é realmente fundamental para si e que concessões terá de fazer para que seja bom para si e para as pessoas que ama. Se conseguirmos ter a certeza do que queremos e como queremos que aconteça, mais facilmente podemos encaminhar as nossas alternativas nesse sentido.

O Natal poderia ser vivido com sorrisos mas, muitas vezes, é pautado pelo cansaço de quem tem trabalho para fazer e pela tristeza de não ter dinheiro para tudo. É importante sermos capazes de andar felizes numa altura em que todas as pessoas que nos amam em algum momento do dia pensam em nós. O Natal é a festa da família e não se resume à noite da consoada e à distribuição de presentes. É muito mais do que isso…

São muitas as coisas que as famílias podem fazer para tornar esta época ainda mais especial. Vamos tentar:

  • Crie novas “tradições” familiares;
  • Caso vá cozinhar acolha os mais próximos na sua cozinha e partilhe;
  • Revejam fotos e/ou vídeos de momentos passados em família;
  • Faça o clássico “amigo secreto”. A brincadeira ajuda a tornar o ambiente bem mais divertido;
  • Observe bem tudo aquilo que se passa à sua volta: a forma como os seus familiares brincam, a maneira como se divertem, as histórias que contam e as caras de quem a está a ouvir… e aproveite para refletir sobre tudo aquilo que de bom tem na vida, tudo aquilo pelo qual é grato;

Durante o mês de Natal refletimos sobre as nossas vivências ao longo do ano. Não importa se temos ou não uma família convencional. Um Natal em família é reviver e redescobrir entre todos, o verdadeiro motivo pelo qual o comemoramos.

É sinônimo de família, amor, união e alegria. Acredito que seja uma data para passarmos com as pessoas que amamos, seja família de sangue ou família de coração. O importante é que seja com aqueles que escolhemos para fazer parte de nossas vidas. Esteja em família e mostre que o espirito de Natal assenta no amor e partilha de afetos. Entregue-se a esta magia.

Afinal de contas, é Natal!

 

Baseado no texto de Paula Brito no site www.oficinadepsicologia.com
WhatsApp chat