Talvez você já tenha ouvido muitos pedidos para que você saia da zona de conforto e até de forma bem motivacional. Claro que frases de efeito podem ser bem reflexivas, apesar de nem sempre levarem as pessoas a agirem.
Acontece que, muitas vezes, estar em uma bolha de prazeres e procrastinar com a sensação de segurança é tentador. Mas como diz Gregory Cajina, autor do livro “Saia Da Sua Zona De Conforto” em seu prefácio:
“Não tem sentido se apegar a ‘algo seguro’ porque, simplesmente, isso não existe.”
O mais próximo da sensação de segurança que podemos nos dar o luxo de sentir, é o de progredir por alguma direção. Então, como sair da zona de conforto e fazer uma mudança na mente para se tornar mais proativo?
Pois sem dúvidas, da mesma forma que os hábitos constroem os acomodados, eles podem tornar as pessoas mais disciplinadas e fazê-las progredir até que cumpram seus planos de vida.
O Que É Zona De Conforto
Zona de conforto significa uma área imaginária utilizada para demarcar o comodismo, procrastinação e falta de iniciativa das pessoas. Ela significa os comportamentos que impedem pessoas de terem maiores ambições na vida ou que mantenham o desempenho delas sempre regular.
Na psicologia, ela também denomina um estado mental no qual as pessoas sentem-se acomodadas, confortáveis e à vontade. Fazendo assim com que não arrisquem mudanças que ameacem essa sensação de conforto.
O termo zona de conforto foi cunhado pelo teórico e administrador Alasdair White, que em colaboração com John Fairhurst, formulou uma hipótese sobre o desempenho pessoal.
Essa hipótese ficou conhecida como modelo de Fairhurst-White que diz:
“Todo o desempenho tenderá inicialmente para um estado estacionário, particularmente após um período de melhoria de desempenho, e esse estado estacionário desenvolverá uma curva descendente, levando a um declínio significativo do desempenho.”
Essa afirmação permanece relativamente incontestada até os dias de hoje e representa também um pensamento muito simples para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.
O estado estacionário de produtividade de uma pessoa é a sua zona de conforto. Isso quer dizer também que, em contrapartida, todo o progresso pessoal acontece fora da zona de conforto.
Esse estado pode simbolizar um período natural de realização e desfrute diante das conquistas da vida, porém, pode também tornar-se uma armadilha psicológica que sabota o desempenho pessoal.
Por Que Criamos Uma Zona De Conforto
A maioria das pessoas buscando como sair da zona de conforto e mudar de vida, percebem que essa sensação ilusória e aconchegante pode levar a estagnação completa.
Muito disso ocorre junto às causas psicológicas para a procrastinação, mas aquelas causadas pela falsa sensação de segurança ou pelo medo do risco à posição de conforto, são as mais traiçoeiras.
Essas sensações são criadas por um mecanismo natural do nosso cérebro que recompensa a preservação da nossa energia diante de coisas não urgentes. Isso nos coloca em estado estático, até que os assuntos se tornem prioritários em algum momento.
Sabe aquele velho hábito de deixar tudo para a última hora? Pois é desse efeito psicológico que estamos falando.
Não é fácil mexer com certos comportamentos instintivos de preservação. O nosso sistema límbico libera dopamina diante do prazer e assim aprendemos que estar na zona de conforto é bom e recompensador.
Mas é possível também criar um mecanismo na mente que torne igualmente recompensador realizar as tarefas menos prazerosas. Alguns facilitadores podem fazer que você saia da zona de conforto e passe a focar uma mudança de vida mais plena.
O Que Significa Deixar A Zona De Conforto?
Qualquer tarefa que fazemos ‘no piloto automático’ e sem nos aprimorar, são a nossa zona de conforto. Quando estamos nesse estado, estamos subutilizando os recursos da nossa mente.
Nesse momento, mesmo tendo energia, não fazemos grandes processos de pensamentos conscientes que possam nos engajar em uma direção diferente.
Mas e quando você se encontra consciente de estar estagnado? Já tentou criar processos mentais contrários para provar outros efeitos?
Talvez você reconheça que é possível sair da zona de conforto facilmente no mundo dos pensamentos. Pois o pensar consciente é a única porta cerrada que se encontra diante do necessário para abandonar a zona de conforto completamente.
Manter a consciência dispersa significa o abandono sobre o pensar e agir, sendo substituídos apenas pelo sentir momentâneo. O sentir do conforto dentro de uma zona nebulosa em nosso próprio psicológico.
Pois naturalmente não priorizamos tarefas com recompensas a curto prazo. E deixar a zona de conforto portanto significa mudar a consciência que temos sobre essa recompensa.
Realizar mudanças não significa que elas sejam para a melhor exatamente, mas que ela apenas existam com alguma direção. Ela pode significar se mobilizar para fazer mudanças sobre:
- A sua rotina usual.
- Com quais pessoas você convive.
- Livros ou programas que assiste.
- Interesses que persegue.
- Ambientes que frequenta.
- A forma como você pensa.
Sair da zona de conforto é mudar hábitos para obter sensações novas, ideias novas, ambições e vontades novas. E claro, por efeitos do pensar consciente, agir em prol de todos eles.
E como foi idealizado por Alasdair White, a teoria da zona de conforto é um assunto de gerenciamento de desempenho. Uma área do desenvolvimento profissional relacionado a produtividade humana.
Como Sair Da Zona de Conforto
Certamente os nossos hábitos simbolizam o que somos no momento. Alguns mudam frequentemente durante a vida, enquanto outros naturalmente perduram por mais tempo.
Claro que o desejável é mantê-los sempre saudáveis e produtivos na maioria do tempo. E também ter a consciência sobre aqueles prejudiciais – os que devem ser alterados com pressa e sem olhar para trás.
É importante saber que sempre teremos transito livre, tanto dentro ou fora da nossa zona de conforto. É natural que seja assim, pois como explicado aqui, esse é um comportamento natural segundo a neuropsicologia.
Quem não quer construir uma zona de conforto para curtir a preguiça do final de semana, que atire a primeira pedra!
Ter uma zona de conforto grande pode simbolizar grandes conquistas na vida em condições normais. O problema é habituar-se a ficar em uma bolha de confortos e não desejar mais sair dela.
Para lidar com essa situação, o equilíbrio entre lazer e dever sempre deve ser um horizonte. E habituar-se a ter bom condicionamento mental para agir e tornar-se proativo em momentos decisórios é realmente necessário.
É a criação de hábitos proativos que podem fazer com que você saia da zona de conforto instantaneamente. Construir esses hábitos que estimulam a proatividade trazem outros benefícios como:
- Abrir as portas para novidades na vida.
- Aumentar a autoconfiança e autoestima.
- Superar os seus limites.
- Expandir a sua zona de confortos.
- Abandonar mais facilmente sua zona de conforto.
Pois talvez a melhor filosofia que você possa ter é a de que, para ser real proprietário de um território, você precisa das seguintes condições. A de acessar essa zona de conforto quando quiser e também poder sair dela quando quiser.
Caso contrário, você será apenas um escravo de sensações tentadoras na zona de conforto.
Baseado no texto de Leandro França
para o blog aprimoresuamente.com