CEOs mulheres nas empresas

Um risco que pode afetar a crescente de CEOs mulheres nas grandes empresas

A representação de mulheres ocupando o cargo executivo máximo nas empresas da Fortune 500 superou a marca de 10% em 2023, chegando ao maior patamar da história.

Fortune 500 é um ranking anual das 500 maiores empresas do mundo feito pela tradicional revista americana de negócios, Fortune, há quase 70 anos.

A grande questão: Essa alta significativa recente parece estar em risco em meio a uma tendência de crescimento nos casos de burnout em mulheres de nível sênior.

Desde a pandemia, mulheres líderes deixaram as empresas no ritmo mais alto em anos, e o principais motivos das saídas foram (i) pouco reconhecimento e (ii) estar sobrecarregada de trabalho.

Pra ter uma ideia, algumas empresas — incluindo gigantes como Amazon e Goldman Sachs — estão tentando reverter esse êxodo de executivas com programas de retorno, para tornar os empregos mais atraentes para quem deixou o trabalho.

Zoom Out: A alta do burnout no trabalho é geral, mas impacta ainda mais as mulheres. Em uma pesquisa feita com 10.000 trabalhadores de escritório em tempo integral de diferentes países, 46% das mulheres relataram esgotamento no trabalho, ante 37% dos homens.

 

Fonte: The News - Jornal Eletrônico Diário - 08MAR23
WhatsApp chat